Defensor declarado de medicamentos considerados ineficazes contra a Covid até mesmo pelos laboratórios fabricantes, o vereador e médico José Aparecido Segura fez novo pronunciamento polêmico essa semana, durante a última sessão da Câmara Municipal de Jaú. Além de exaltar o uso dos remédios – como já havia feito em outras ocasiões – agora praticamente prescreveu o tratamento.
A fala de Segura ocorreu durante a Palavra Livre, momento no final de cada sessão, em cada vereador tem até dez minutos para se pronunciar sobre o assunto que julgar necessário. Dessa vez, o tempo do médico foi quase que totalmente dedicado a esse tema.
“O tratamento precoce é usado na primeira fase, quando surgem os primeiros sinais. O diagnóstico é clínico. Começou os sintomas, vamos fazer. Como fazemos esse tratamento? Eu faço, e muito! Usamos a Azitromicina, a hidroxicloroquina, vitamina C com Zinho e vitamina D. Em alguns casos, a gente usa corticóides. Bastante líquido, remédio pra dor e febre… se tiver tosse seca, um xarope expectorante pra melhorar”, explicou Dr Segura.
E foi além na explanação: “isso é o que a gente faz de tratamento precoce. Não é tratamento profilático. Isso a gente faz com Ivermectina. No geral, um comprimido para cada 30 quilos. Uma dose, repete daí 15 dias”, afirmou, dando mais algumas especificações clínicas, como as exceções no caso de pacientes infantis.
Segundo o vereador, os pacientes que adotam esse procedimento preventivo dificilmente são infectados pela Covid-19.