A soltura de dez mil filhotes de peixes no Rio Jaú foi realizada na tarde desta sexta-feira próximo ao Horto Florestal. A secretaria municipal de Meio Ambiente escolheu alevinos de sete espécies nativas da região e deve promover outras ações ainda maiores nos próximos meses.
A iniciativa dessa atividade é determinada em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público junto à uma empresa acionada na justiça. Contudo, a soltura fica sob responsabilidade da Prefeitura. Após análise da água, foram escolhidas as espécies Lambari, Cascudo, Pacu, Piau Três Pintas, Traíra, Curimbatá e Bagre.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Amilcar Marcel de Souza, a pasta tem como objetivo a povoação constante de peixes no Rio Jaú. “Peixe dentro do rio promove dinâmica na vida aquática, pois entra na cadeia alimentar de outras espécies atraindo mais aves, além de melhorar a qualidade da água”.
A estimativa é de que pelo menos mil desses filhotes consigam chegar à vida adulta e se tornar reprodutores. Em março, deverá ser realizada uma soltura ainda maior, de 100 mil alevinos, na região da Marambaia, que fica próxima do local onde o Rio Jaú encontra o Tietê.