Após oito anos, a gestão Rafael Agostini frente à Prefeitura de Jaú chega ao fim no dia 31 de dezembro. Chegou a hora de eleger quem será o representante máximo do executivo pelos próximos quatro anos. Entre às 7h e 17h deste domingo, mais de 103 mil jauenses estão aptos a comparecer às seções eleitorais para votar. E aí, quem vai subir a rampa em primeiro de janeiro?
Em quem votar?
Cabo Marcelo Clein (Jaburu) – 28 – PRTB
Dr Paulo de Tarso – 17 – PSL
Eduardo Romão – 23 – Cidadania
Giuliano Griso – 15 – MDB
Ivan Cassaro – 55 – PSD
Professora Cris Banhol – 16 – PSTU
Professor Lauro – 50 – PSOL
E vereadores?
Nessas eleições, 348 candidatos concorrem a uma das 17 cadeiras na Câmara Municipal de Jaú. Pela primeira vez, não foram permitidas coligações para a eleição proporcional. Para saber de quantos votos um partido precisa para assegurar uma vaga, é necessário conhecer o quociente eleitoral: divisão do número total de votos válidos pelo número de cadeiras disponíveis.
Dos 103 mil eleitores aptos a votar, especula-se que Jaú registre efetivamente entre 70 e 80 mil votos. Nesse contexto, seriam necessários entre quatro e cinco mil votos para eleger um vereador.
Regras
Por causa da pandemia, a votação terá horário ampliado: urnas abertas a partir das 7h, sendo que a prioridade é para idosos, desde a abertura até às 10h. É necessário usar máscara e recomenda-se que cada eleitor leve sua própria caneta. Outra recomendação feita pela Justiça Eleitoral é que todos tenham o e-Título baixado no celular. O aplicativo servirá como um documento eletrônico para identificação do eleitor. As sessões eleitorais disponibilizarão álcool em gel.
Apuração
Caso não ocorram contratempos ao longo do dia e nenhuma urna de lona, com cédula de papel seja utilizada, a expectativa é de que o resultado da eleição em Jaú seja conhecido entre 19h30 e 20h. O Diário do Jahu fará cobertura ao longo de todo o domingo.