Com a aceleração da vacinação contra a Covid-19, a secretaria da Saúde de Jaú deve começar a atender o público também nas unidades básicas. Para evitar aglomeração, a logística idealizada envolve um site para cadastro das pessoas que pretendem receber a vacina, porém, o sistema ainda não está pronto.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Gisele Buoro Conte Garmes, a programação local era de iniciar esse procedimento em julho. “Como houve adiantamento do governador, o nosso site ainda não ficou pronto. Vamos disponibilizar link no site da Prefeitura, para que as pessoas possam acessar e fazer o agendamento da sua dose de vacina”, explicou, ressaltando que esse endereço eletrônico deve estar disponível até o final da semana. Nenhum detalhe sobre a operação e o uso do sistema foi divulgado por enquanto.
A expectativa, portanto, é de que as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) comecem a disponibilizar vacinas a partir da segunda-feira (21/06). Com estimativa de vacinar até 15 mil pessoas no grupo de 50 a 59 anos, a cidade deve aplicar apenas 2,7 mil doses até o próximo sábado (19/06), ou seja, haverá uma demanda reprimida cada vez maior.
Vale lembrar que na semana que vem, com base no calendário estadual de imunização, já deve ser incluída também a faixa de 43 a 49 anos. “Somente serão atendidas nos postos de saúde as pessoas que fizerem cadastramento por esse meio virtual. Pedimos para que as pessoas não aglomerem na porta dos postos, pois serão atendidas apenas as que fizerem cadastro”, reforça Gisele.
VEJA VÍDEO DIVULGADO PELA PREFEITURA HOJE (15/06):