Um decreto assinado na tarde desta quinta-feira (28/01) pelo prefeito de Jaú, Ivan Cassaro, libera o funcionamento interno em estabelecimentos comerciais, o que estava proibido desde o início da semana. Após protestos realizados por comerciantes nos últimos dias, o decreto alivia a situação, embora ainda não permita atendimento presencial.
No texto divulgado hoje, os estabelecimentos ficam autorizados a trabalhar no sistema delivery (entregas) ou drive thru (quando o cliente apenas passa para buscar o produto). A regra já era válida para restaurantes e lanchonetes, mas agora se estende a todos os setores.
Em nota publicada nas redes sociais, o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Jaú e Região) comemorou a medida e alertou: “veja que os estabelecimentos não essenciais deverão permanecer fechados, sem acesso ao público em seu interior. Não poderá ser realizada venda na porta dos estabelecimentos”.
Sem aglomeração
O decreto também traz especificações para o funcionamento de supermercados, com o objetivo de evitar aglomerações. O limite de público é de cinco pessoas para cada 100 metros quadrados no ambiente interno. Além disso, as empresas deverão fiscalizar para que apenas uma pessoa por família tenha acesso ao local e realize as compras.
Em caso de descumprimento de qualquer uma das medidas, a multa prevista é de R$1 mil a R$10 mil.