A expectativa de autorização para atendimento presencial em bares, restaurantes e setores de prestação de serviços em Jaú foi confirmada em decreto assinado pelo prefeito Ivan Cassaro. O documento foi divulgado no final da tarde desta sexta-feira (23/04) e apresenta as regras para funcionamento.
Com base na flexibilização permitida pelo Governo do Estado, restaurantes, bares e similares podem ter consumo no local das 12h às 20h – durante a noite, após esse horário e até às 22h, apenas serviços de delivery e drive-thru serão liberados. Os salões de beleza e barbearias podem atender o público entre 12h e 20h. Já as academias podem receber alunos e atletas durante oito horas diárias, desde que seja no período das 6h às 19h.
A maior surpresa no decreto fica por conta da autorização para realização de eventos culturais, o que não existia há meses. O horário especificado é entre 11h e 19h. Já os clubes e associações podem funcionar, desde que respeitando o horário que cada setor cumpre no restante da cidade (bares, academias, comércio em geral, etc.).
As novas regras mantêm o comércio de rua aberto com atendimento presencial de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados das 9h às 17h. Os shoppings trabalham em horário diferenciado, com liberação também aos domingos. As atividades religiosas também continuam liberadas.
Por outro lado, a Prefeitura de Jaú ainda não permite a venda de bebidas alcoólicas após às 20h e segue limitando a presença de público nos supermercados, onde devem ser seguidos os seguintes parâmetros: até dois adultos por família; máximo de cinco pessoas para cada 100 metros quadrados.
Em todos os casos, deve-se ressaltar a necessidade de cumprimento de todos os protocolos sanitários, como por exemplo, o uso obrigatório de máscaras e a disponibilização de álcool em gel.