Prefeitura e Santa Casa suplicaram ajuda da população no combate ao Coronavírus, em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 12. Nos últimos dias, de acordo com os dados divulgados pelo hospital, houve um aumento superior ao esperado no número de casos.
Ivan Cassaro, Prefeito da cidade, pediu aos moradores de Jaú que respeitem o distanciamento e usem máscara. “Eu peço, por favor, que a população nos ajude a combater essa doença. Ela não perdoa idade, nem sexo, ela mata qualquer um. Pedimos que usem máscara e mantenham o distanciamento. Cada um de vocês é responsável por uma vida e não necessariamente a sua”, clamou o Prefeito.
Cassaro afirmou, também, que não existe uma maneira de fiscalizar 160 mil habitantes, pedindo consciência a população e cuidado redobrado ao sair de casa.
O secretário da Saúde, Rodrigo de Callis Brandão, disse que se o Plano São Paulo analisasse Jaú, nesta semana, ela, com certeza, estaria na fase laranja – e não na amarela, na qual foi classificada. “Nós estamos seguindo as restrições do Plano SP à risca, mas daqui 15 dias, se os números continuarem aumentando, as medidas serão muito mais rígidas”, explanou Brandão.
Estou com sintomas, devo ir a Santa Casa?
Dr. Cristiano Nassif, responsável pelo pronto-socorro da Santa Casa, informou o que deve ser feito em casos de sinais do vírus. “Na presença de sintomas leves e ausência de falta de ar, procure os postos de saúde e o hospital São Judas. Reserve o atendimento da Santa Casa para os pacientes que sofrem com falta de ar”, explicou. O médico justificou tais recomendações por conta da sobrecarga no sistema. ” É um turbilhão de pessoas chegando ao mesmo tempo no hospital com diferentes sintomas e a transmissão dessa doença é o grande problema”, concluiu.