O clínico geral e infectologista Valdi Garbulho não resistiu às dificuldades respiratórias impostas pela Covid-19 e morreu na noite desta sexta-feira (06/03). Foram aproximadamente 60 dias de internação e uma luta diária pela vida. Aos 72 anos, é o décimo profissional da Santa Casa vitimado pelo coronavírus.
Há duas semanas, equipes que atuam na UTI do hospital se animaram com a melhora no quadro do paciente, mas mantinham cautela, pois os pulmões permaneciam extremamente comprometidos. De acordo com um médico plantonista na ocasião, Valdi estava intubado, mas com recuperação nos aspectos infecciosos e respiratórios.
O longo tempo de intubação, porém, era um fator de complicação. A direção do hospital lamentou a morte do profissional, que fazia parte do corpo clínico há décadas. Após uma rápida despedida em velório realizado em Jaú, o corpo de Garbulho foi levado para sepultamento em Duartina, região de Bauru.
O DDJ se solidariza aos familiares, amigos e pacientes de todos os guerreiros que dedicam a própria vida para o cuidado da nossa. Dentre os profissionais da saúde que perdemos em meio à pandemia, soma-se o Dr. Amin Chahrur, que atuava em clínica particular e na municipal.
Segue a lista dos colaboradores da Santa Casa que morreram e decorrência da Covid-19:
– José Roberto Polonio (médico)
– Itamar Trindade Neves Epifanio (médico)
– Valdi Garbulho (médico)
– Ana Keila dos Santos (enfermeira)
– Jeniffer Fernanda Teixeira (técnica de enfermagem)
– Josiane Aparecida Antunes (técnica de enfermagem)
– Graziela Fernanda Martins (auxiliar de central de kits)
– Carlos Aparecido Porto (porteiro)
– Ilton Antonio dos Santos (porteiro)
– Jussara Motta (recepcionista)