Com a alta demanda pela vacina contra a Covid-19, a Prefeitura de Jaú decidiu abrir um segundo ponto de aplicação: na tarde desta quarta-feira (16/06), a população poderá procurar também o estádio Zezinho Magalhães, além do ginásio de esportes Dr. Flávio de Mello. Ao longo da madrugada, milhares de pessoas aguardaram na fila e a desorganização gerou revolta.
Com base em dados do IBGE, a cidade possui quase 18 mil pessoas nessa faixa etária – mas os números são de 2010, ou seja, na prática podem ser bem maiores. Muitos já foram vacinados, dentro dos grupos prioritários, mas fica claro que uma grande parcela ainda busca a imunização. A secretaria da Saúde não reconhece o erro logístico e atribui o problema à imprensa, que teria divulgado alta estimativa da demanda.
“As pessoas, talvez com a informação de que seriam 15 mil pessoas para essa faixa etária, acabaram no desespero. Vieram pra cá e formaram essa fila imensa (…); pedimos a colaboração da população. Fizemos essa organização, porque temos uma estimativa do próprio governo (do estado), de aproximadamente 3,5 mil pessoas nessa faixa etária para serem vacinadas”, afirma Gisele Buoro Conte Garmes, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
Ainda de acordo com ela, o prefeito Ivan Cassaro determinou a abertura de um novo ponto de vacinação. Dessa maneira, o campo do XV foi apontado como o lugar ideal. “Estamos muito reduzidos, com pessoas afastadas. Toda nossa equipe está reduzida”, justifica Gisele. A vacinação no estádio vai das 12h às 16h. A expectativa é de que os dois locais estejam disponíveis nos próximos dias.