Dois assaltantes aterrorizaram uma família em Jaú na noite desta quinta-feira (27/05); um deles foi baleado durante a ação e morreu após dar entrada na Santa Casa. A ação começou quando mãe e filho foram rendidos na frente de casa, próximo à linha férrea, região do bairro Santo Ivo. A dupla roubou a moto, eletrodomésticos e o carro da família. O pior veio na sequência, quando as vítimas foram amarradas, amordaçadas e levadas como reféns.
Ao longo de horas, os criminosos fizeram um percurso pela cidade, passaram por pontos conhecidos de ação do tráfico e trocaram objetos roubados por drogas. Por volta de 22h20, passavam pelo bairro de Santo Antônio e tentaram render uma nova vítima: um jovem, que estava fazendo trabalho voluntário para a paróquia localizada na Avenida Francisco Canhos.
Desesperado, o rapaz bateu a porta do carro e saiu correndo. “Ele tinha certeza de que seria baleado pelas costas. Achou que morreria naquela hora. Está muito assustado”, relatou um amigo, que também estava nas proximidades e pediu para não ser identificado. Como o bairro possui o programa Vizinhança Solidária, moradores prontamente acionaram a Polícia Militar, que deu início às buscas.
Novo assalto e morte
Os criminosos, ainda com mãe amarrada no banco traseiro e filho amordaçado no porta-malas, voltaram para a área onde a ação teve início, ou seja, proximidades da linha férrea. No Jardim Antonina, estavam ficando sem combustível, tentaram roubar outro carro, mas não conseguiram.
Quando perceberam o portão de uma casa aberto, um dos ladrões entrou e rendeu o morador, filho de um militar da ativa. O pai viu a situação desesperadora, pegou uma pistola e atirou três vezes contra o bandido, que foi socorrido em estado gravíssimo, mas teve a morte confirmada pouco depois, na Santa Casa. O comparsa dele, que ficou esperando do lado de fora, conseguiu fugir.
Vítimas libertas
Enquanto aguardavam a chegada da PM, mãe e filho foram resgatados pelos próprios moradores, que cortaram as cordas que os mantinham presos. Desesperada, a mulher só dizia que teve a casa roubada e que foram levados pelos ladrões. O rapaz se mostrava aliviado pelo desfecho. “Eu pedia tanto pra Deus, só pensava na minha mãe”.
Investigação
As investigações devem se aprofundar ao longo desta sexta-feira (28/05). Existe a suspeita de envolvimento dos mesmos criminosos que renderam e sequestraram um casal de namorados no começo da semana. O crime aconteceu na área conhecida como Praça do Jarbas, próximo à Avenida Ana Claudina. A Polícia Civil ainda está apurando os fatos e novos esclarecimentos devem surgir nas próximas horas.
** em respeito às vítimas, o DDJ colocou um efeito no vídeo abaixo: