Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (07/12), o governador João Dória anunciou a data prevista para início da vacinação contra o coronavírus: dia 25 de janeiro. Para confirmação do calendário apresentado, ainda é necessário que o uso do imunizante seja aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O primeiro grupo a receber a vacina é composto por profisionais da saúde.
“A fase 1, que é essa que começa no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, é a fase de imunização que será destinada aos profissionais de saúde, todos eles, e pessoas com mais de 60 anos. A escolha do público-alvo para essa fase 1, levando em consideração a incidência de óbitos de coronavírus no estado de São Paulo”, explicou Dória.
A vacina utilizada é a chamada Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. De acordo com o governo, nove milhões de pessoas serão imunizadas nesta primeira fase. Com base no calendário divulgado, a partir de 25/01 serão vacinados profissionais da saúde, indígenas e quilombolas. Em 08/02, a vacina será disponibilizada também para idosos, a começar pelos que têm 75 anos ou mais.