As festas de fim de ano são conhecidas por reuniões familiares e com os amigos, mas neste ano as comemorações serão diferentes. Diante de um agravamento no mês de Dezembro, sendo ele o pior em casos de coronavírus na cidade – são 529 positivos, em 28 dias – a secretária de Saúde de Jaú, Márcia Nassif, pede atenção e cuidado no Natal e no Ano Novo, “a situação da COVID se agravou de maneira intensa nos últimos dias em Jahu. Reitero as solicitações feitas anteriormente: mantenham o distanciamento social, utilizem máscaras, evitem aglomerações e higienizem as mãos com água e sabão ou álcool em gel”.
Márcia ainda continuou dizendo que segundo uma cartilha divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz, a maneira mais segura de comemorar as “festas” são ficando em casa e celebrando apenas com as pessoas que moram na mesma residência. “Evitem aglomerações e mantenham distância de, pelo menos, dois metros entre os participantes das reuniões, usem máscara sempre que não estiverem comendo ou bebendo, tenham uma máscara limpa extra para o caso de necessidade de troca (tempo de uso, umidade ou sujeira), evitem apertos de mão ou abraços e dêem preferência a locais abertos ou bem ventilados”, alertou a secretária.
Casos de covid em Jaú
Esta semana foi a pior em termos de infecção de jauenses desde o início da pandemia. São 267 casos em cinco dias, de segunda-feira (14) a sexta (18). No mês já são 529 casos, ou seja, mais de 31 por dia. Este é o pior índice desde março.