A lista de vacinados contra a Covid-19 em Jaú se tornou motivo de polêmica nesta quinta-feira (25/02). Os números divulgados pela Prefeitura diferem daqueles apresentados pelo Governo do Estado, o que gerou questionamentos. Com base nisso, o vereador José Carlos Borgo apresentou um projeto de lei com o objetivo de tornar obrigatória a divulgação dos nomes de quem foi imunizado.
“No dia 23, eu recebi uma denúncia de que os dados das pessoas que foram vacinadas em Jaú, no site da Prefeitura, não eram os mesmos do site do Estado”, afirma Borgo. De acordo com ele, o portal do “Vacinômetro” demonstrava o uso de 10538 doses até agora, enquanto que o serviço local apontava apenas 8645, uma diferença de 1893.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Borgo ressalta que a recomendação dessa divulgação dos nomes já foi feita por ofício do Tribunal de Contas do Estado, mas ainda não foi colocada em prática. “Nós estamos transformando isso numa lei. Peço para vocês, que conhecem vereadores, têm amigos vereadores, que peçam a eles que aprovem esse projeto”, ressalta o vereador.
Por outro lado, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Brandão, explica que o “Vacinômetro” é atualizado em tempo real, enquanto que o município realiza a divulgação por meio de dois ou três relatórios diários.
Região tem projeto parecido
Em Assis, no interior paulista, um projeto que também obriga a divulgação das pessoas que foram vacinadas foi apresentado pelo vereador Vinícius Simili e aprovado por unanimidade pela Câmara. Para entrar em vigor, a nova lei ainda precisa ser sancionada pelo prefeito.