Com 43 pacientes internados em tratamento contra a Covid-19, a enfermaria da Santa Casa de Jaú ganhou um respiro no final da tarde desta sexta-feira (15/01): cinco novos leitos foram autorizados pela Prefeitura de Jaú, que já mantinha convênio com a instituição.
Mesmo com a liberação, o hospital continuará operando acima da capacidade, uma vez que passará a ter 38 leitos disponíveis. No início da semana, médicos da Santa Casa participaram de uma coletiva de imprensa junto ao prefeito Ivan Cassaro e pediram responsabilidade coletiva à população jauense no enfrentamento à pandemia.
No que diz respeito ao atendimento prestado exclusivamente aos pacientes de Jaú, a situação fica menos sufocante agora, já que haverá um total de 25 vagas a partir de agora – 21 uma delas estão ocupadas. A situação mais extrema envolve os leitos do convênio SUS (que atende também pacientes da região), além dos planos de saúde e internações particulares.
UTI da Santa Casa
Conforme reportagem publicada pelo DDJ nesta sexta, a UTI do hospital também apresenta números preocupantes: são 24 pacientes, em um total de 28 leitos disponíveis.