Serão 60 horas de restrição profunda à circulação de pessoas e ao funcionamento das mais diversas atividades. Com avanço da pandemia e comprovação de casos com a variante brasileira do coronavírus, a Prefeitura de Araraquara decidiu decretar o lockdown. Em Jaú, a situação causada pela Covid-19 é ainda mais grave, mas as medidas adotadas até agora não foram tão restritivas.
A circulação de carros e pessoas estará totalmente proibida ao longo desse período, com raras exceções. Quem for abordado pelas ruas, deverá apresentar documentos pessoais e comprovantes das seguintes situações: receita para compra de medicamentos, laudo médico para consultas ou exames, ou carteira de trabalho que comprove o trabalho em algum serviço considerado essencial.
Poucos locais terão autorização para funcionamento, como postos de combustíveis, contudo, as restrições são extremas: poderão ser abastecidos apenas veículos do serviço público, incluindo viaturas policiais.
Os supermercados deverão ficar com as portas abaixadas, sendo que podem trabalhar com no máximo 30% dos funcionários e atendendo exclusivamente por delivery. Até mesmo as atividades industriais ficarão suspensas no período.
As medidas entram em vigor às 12h e domingo e prevalecem até às 23h59 de terça-feira (23/02).