Desde o dia 20 de janeiro, quando as primeiras doses da Coronavac chegaram a Jaú, pouco mais de duas mil pessoas já foram vacinadas. A partir de hoje (01/02), a vacina começa a ser disponibilizada também aos idosos que vivem em abrigos e a todos os profissionais da saúde, incluindo agora dentistas e fisioterapeutas – também da rede particular.
Até agora, Jaú recebeu um total de 5240 doses, entre Coronavac e Oxford-AstraZeneca. Num primeiro momento, foram vacinados apenas o que estão diretamente no enfrentamento à pandemia, sobretudo médicos, enfermeiros e auxiliares que trabalham em hospitais.
Na semana passada, foram encaminhadas remessas para que a Santa Casa, o Amaral Carvalho e o Hospital Tereza Perlatti conduzissem a aplicação ainda em funcionários que atuam na saúde. Agora, a vacina contra a Covid começou a ser levada também aos idosos que vivem em abrigos, onde 700 pessoas serão vacinadas.
Postos de Saúde
A partir de hoje, a vacina começa a ser disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde, exclusivamente aos seguintes profissionais:
– médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos auxiliares;
– profissionais de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulância e outros);
– aqueles que atuam em cuidados domiciliares (cuidadores de idosos, doulas/parteiras, funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados);
– acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Brandão, explica que não é necessário fazer agendamento. “Se você se enquadra nesses dados de pacientes e profissionais da saúde, se dirija ao posto mais próximo da sua casa”.