De última hora, representantes do Governo do Estado comunicaram a vinda a Jaú para anunciar os novos leitos hospitalares destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19. Os secretários de Saúde, Jean Gorinchteyn, e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, receberam autoridades e imprensa hoje (16/02) nas instalações do futuro hospital de campanha na cidade.
Durante o evento, dezenas de pessoas se aglomeraram nos corredores do Centro de Combate à Covid-19, que está sendo montado pelo Amaral Carvalho e terá 39 leitos – 29 de enfermaria e 10 para tratamento semi-intensivo – custeados pelo Estado.
Ao final da “vistoria” das obras, as autoridades se pronunciaram e foi ventilada a possibilidade de liberação de vagas de UTI no local. Contudo, não foi feito nenhum anúncio concreto de novos investimentos, além do próprio hospital de campanha e de leitos adicionais na Santa Casa (veja aqui: https://diariodojahu.com.br/santa-casa-abre-30-leitos-e-desafoga-pronto-socorro/).
Vacinação em massa
Na semana passada, a Prefeitura solicitou vacinação em massa para os moradores de Jaú, com base no crescente número de mortes registrado desde o começo do ano. Questionado sobre o assunto, o secretário estadual de Saúde descartou a possibilidade. “As vacinas são do Ministério (da Saúde), e seguem as normativas do Ministério. Dessa forma, elas não teriam nenhuma antecipação para uma ou outra cidade”, ressaltou Gorinchteyn, destacando a importância do uso de máscaras e de se evitar aglomerações.
Lockdown
Com relação às restrições de circulação de pessoas na cidade, o prefeito Ivan Cassaro afirmou que é possível um fechamento total das atividades locais a partir da próxima semana. Em decreto publicado ontem, a Prefeitura ainda não determina o chamado lockdown. Para o chefe do executivo, essa semana é naturalmente mais “tranquila” e qualquer medida adicional pode ser adotada em breve, caso seja necessário.