As famílias que dependem da cooperativa de reciclagem em Jaú estavam desde novembro do ano passado sem condições de trabalho, já que o único caminhão utilizado estava quebrado. A partir de agora, a Prefeitura anuncia a retomada da coleta e orienta a população para que possa colaborar.
Foi necessário trocar a turbina e fazer algumas adequações no veículo para garantir a segurança dos trabalhadores. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Amilcar Marcel de Souza, o veículo foi doado ao município pelo Governo do Estado há aproximadamente dez anos.
O recolhimento dos materiais recicláveis ocorrerá de maneira escalonada, conforme calendário divulgado abaixo. É fundamental que tudo seja lavado e seco, para garantir a higiene e segurança dos coletores. Devem ser separados:
– Papel: embalagens Tetra Pak, papel sulfite, folha de caderno, embalagem de ovo, jornais e revistas, papelão e embalagens de papel em geral
– Plástico: garrafas, pote, embalagens, tampas, copos de alimentos, pratos e talheres descartáveis e sacos
– Metais: latas, tampinhas, lacres, arames, grampos, fios e pregos
– Vidro: garrafas, frascos de molho e condimentos, frascos de produtos alimentícios, de limpeza e perfumaria; espelhos, vidros de janela, de box de banheiro e de automóveis; formas e travessas de vidro temperado, copos e cacos de vidro.