Nos meses mais seco do ano, Jaú sofre com tantos incêndios em terrenos na zona urbana que é comum observar o céu encoberto pela fuligem. Contudo, este ano as queimadas chegaram mais cedo: moradores do Jardim Novo Horizonte se revoltaram por conta do fogo registrado nos últimos dias.
Os vídeos recebidos pela redação do DDJ mostram focos de incêndio na Rua Sálvio Pacheco de Almeida Prado. É possível notar que existem casas, carros e fiação elétrica nas proximidades. Essa via é paralela à Rodovia Jaú-Brotas e fica nos altos do Jardim Novo Horizonte. A região também é conhecida pelo descarte irregular de lixo em terrenos.
Essa prática de promover incêndios pode configurar crime ambiental, previsto na lei federal 9605/98: “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora” – reclusão de um a quatro anos, além de multa.
A pena pode chegar a cinco anos, se “causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos à saúde da população”. O grande problema é que a fiscalização é rara e dificilmente algum flagrante esse tipo é registrado na cidade.
Se você tiver uma denúncia, encaminhe ao DDJ. As autoridades serão cobradas. SOS do Povo: (14) 98199 9929.