Há mais de um mês, escolas particulares de Jaú tentam autorização da Prefeitura para a retomada das aulas presenciais. Diante do silêncio do executivo, a expectativa do setor é de que a liberação ocorra em 2021. Em entrevista exclusiva ao DDJ, a futura secretária de educação de Jaú, Elenira Cassola, revela que um decreto regulamentando a retomada será publicado em janeiro.
O nome de Elenira no comando da pasta já foi confirmado pelo prefeito eleito Ivan Cassaro. “No caso das escolas municipais, prepararemos as unidades escolares primeiramente com os protocolos sanitários em parceria com a Secretaria da Saúde”, explica Cassola. A autorização deve ser para que até 20% dos alunos estejam presencialmente nas salas de aula a cada dia.
Sobre as escolas particulares, a futura secretária acredita que será possível flexibilizar ainda mais. “Elas já estão adiantadas em relação aos protocolos e poderão ter porcentagens diferenciadas de ensino presencial num primeiro momento”.
Regra estadual
Nesta quinta-feira (17/12), o governador João Dória apresentou um plano para flexibilização das atividades nas escolas. Na rede estadual, as aulas presenciais serão retomadas no dia 1º de fevereiro. As cidades que estiverem classificadas nas fases “Vermelha” e “Laranja” do Plano São Paulo poderão ter até 35% dos estudantes da educação básica nas escolas. A fase “Amarela” permitirá até 70%, enquanto a fase “Verde” terá todos de volta ao sistema presencial.
Em Jaú, a Secretaria Municipal de Educação também deve respeitar os novos decretos do Governo do Estado. “Ainda vamos analisar junto à Secretaria da Saúde sobre funcionários e professores do grupo de risco”, pondera Elenira Cassola.