Com um crescimento de 40% no ano passado, mesmo em meio à pandemia, a Coala segue na contramão da economia nacional, realiza investimentos, anuncia reestruturação administrativa e espera levar a conhecida marca para consumidores em variados setores. A empresa, nascida há 32 anos, em Dois Córregos, agora se projeta para todo o país sob o nome de Grupo Coala do Brasil.
O lançamento dessa nova estrutura foi realizado nesta sexta-feira (16/07), em evento voltado aos colaboradores, diretores, imprensa e representantes comerciais em todos os estados brasileiros. O investimento na reorganização das operações foi de aproximadamente R$1 milhão e a expectativa é de aumentar em 20% o quadro de colaboradores.
“O início das nossas atividades foi em 1989. Começamos com óleo de eucalipto, porque já era um produto que os fundadores da empresa cultivavam. Viram a oportunidade de colocar o óleo não só nas grandes indústrias, mas também no varejo. Quando a marca já estava mais conhecida, a gente fez uma ampliação da linha de essências. Com isso, chegamos às grandes redes e atacados, e fomos criando outras linhas”, pontua a diretora executiva do Grupo Coala do Brasil, Suzana Meneghetti.
Sob o comando dela ao longo dos últimos anos, a indústria focou os investimentos em pessoas, tecnologia, marketing e novos produtos, visando a expansão e visibilidade nacional. Recentemente, a empresa passou a realizar pesquisas de mercado, que comprovaram a força da marca Coala e a possibilidade de crescimento em diferentes nichos de mercado.
Coala Auto
Com domínio do mercado nacional na linha de essências aromáticas, a Coala criou este ano a linha Coala Auto, voltada a quem busca deixar o veículo sempre perfumado. De acordo com o diretor de vendas, Daniel Cruz, o sucesso foi imediato. “Na primeira semana, já esgotou todo o estoque. Acabou! Tivemos que correr atrás de fornecedores e produzir mais. A programação era trimestral, mas vendeu em uma semana”, ressalta.
Coala Beauty
O gerente de marketing, Lucas Stoque, destaca que os números demonstrados pelas pesquisas realizadas foram encorajadores. “Nossa produção é de quase três milhões de frascos ao mês na linha de essências. A Coala responde por 85% dos produtos de essência vendidos no Brasil”.
As pesquisas apontaram ainda que a marca Coala é conhecida por 72% das mulheres no Brasil. Dentre elas, 84% já usaram algum produto da empresa, com aprovação de 88%. Além disso, 69% do público feminino afirmou que compraria um cosmético fabricado pela Coala, caso existisse.
Nesse sentido, surge a ideia de criação da Coala Beauty, que oferecerá produtos com qualidade profissional, mas para venda no varejo, com preço competitivo. “A categoria movimenta bilhões por ano e tornou-se essencial para milhões de brasileiros, pois está diretamente ligada à higiene pessoal. De acordo com a Abihpec (Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos), a categoria de tratamento capilar segue em crescimento de dois dígitos, tendo representado avanço de 18% no primeiro quadrimestre de 2021, por exemplo. Entramos no mercado com produtos de qualidade, fórmulas extremamente testadas e custo-benefício competitivo, além de oferecermos opções para diversos públicos e todo tipo de cabelo”, observa Suzana Meneghetti.
Pet Coala
De olho na ampliação do mercado voltado aos cuidados com os animais de estimação, o Grupo optou também pelo lançamento da linha Pet Coala. Segundo levantamento recente da Euromonitor International, o setor pet movimenta um mercado global de R$ 130 bilhões por ano, e o Brasil figura como o segundo maior mercado, atrás apenas dos Estados Unidos.
“Hoje, mais de 40 milhões de domicílios no Brasil possuem pets. Apostamos nesta categoria pelos números significativos que acompanhamos nos últimos anos e que não apenas resistiram, mas cresceram durante a pandemia. Nosso objetivo com a linha Pet Coala é humanizar a relação com o animal, trata-los como únicos e especiais. Não queremos ser simplesmente mais um player no mercado”, comenta a diretora executiva.
Crescimento sustentável
Com a nova estrutura, o Grupo Coala do Brasil busca manter o crescimento sustentável registrado em 2020 e diversificar o perfil de seus consumidores. a expectativa é que a linha Pet represente, a médio prazo, 20% do faturamento da companhia; e a Beauty, cerca de 25% do grupo.