As obras de montagem dos leitos e áreas de apoio estão concluídas no Centro de Combate à Covid-19, no hospital de campanha do Amaral Carvalho, em Jaú. O espaço, que recebeu um tanque de oxigênio, agora será liberado para limpeza e realização dos primeiros testes.
De acordo com o HAC, as equipes finalizaram a instalação de divisórias e portas dos banheiros, além da área de expurgo. O posto de enfermagem também está pronto. Todas as salas estão pintadas e agora será feita a instalação dos aparelhos de ar condicionado.
No total, o espaço terá 39 leitos, sendo dez para tratamento semi-intensivo, equipados com respiradores, e outros 29 para enfermaria. O reservatório de oxigênio líquido instalado no hospital exclui a necessidade de cilindros de gás e agiliza o atendimento. O item é considerado essencial para o atendimento de pacientes com Covid-19, já que o paciente pode apresentar falta de ar.
Ao longo dessa semana, o Centro começa a ser equipado com macas, monitores, bombas de infusão e tudo o que for necessário para o funcionamento. A expectativa é de que o local seja aberto até o final do mês, reduzindo a pressão sobre a rede hospitalar regional.
Nova ferramenta
O Hospital Amaral Carvalho lançou no início do mês a página venceremosjuntos.org, para divulgar informações sobre a construção e manutenção do Centro de Combate à COVID-19. A ferramenta também apresenta dados para recebimento de doações, como depósito, PIX, telefone (0800) e possui canal de atendimento.