Logo que o dia amanheceu nesta quarta-feira (10/02), filas quilométricas se formaram na portaria do Jahu Clube, único ponto disponibilizado pela Prefeitura para vacinação dos idosos com mais de 80 anos. Hoje é o primeiro dia para atendimento do público dessa faixa etária.
Como a vacinação ocorre no sistema drive-thru, a população deve ir de carro. O congestionamento chegou a atingir quase quatro quilômetros, tomando conta de avenidas como a João Ferraz Neto, Isaltino do Amaral Carvalho, João Franceschi e Nenê Galvão.
As senhas começaram a ser distribuídas de modo aleatório depois que os primeiros idosos já estavam sendo vacinados. Com a chegada da Polícia Militar e dos agentes de trânsito, pelo menos a organização passou a ser feita.
Menos de 300 senhas
A Secretaria Municipal de Saúde se preparou para vacinar hoje, no máximo, 300 pessoas. Contudo, por volta das 10h, a estimativa era de que mais de mil carros estivessem esperando. Com o calor e o sol cada vez mais forte, muitos idosos deixaram o local sem a vacina. Outros permaneceram no aguardo de informações, que foram desencontradas durante todo o período da manhã.
Novos pontos
A cidade possui quase três mil idosos na faixa entre 80 e 89 anos, que passou a ser atendida hoje. Além disso, ainda estão sendo vacinadas centenas de pessoas acima dos 90 anos. Mesmo assim, a Prefeitura não aumentou o número de pontos para vacinação, que ficou centralizada no Jahu Clube. A partir de amanhã (10/02), a Secretaria de Saúde promete abrir ao menos mais um local. A cidade espera receber mais doses da vacina ainda hoje.