O estoque de vacinas contra a Covid-19 em Jaú é um dos 30 maiores do estado (na proporção população x doses recebidas). Isso significa que, em mais de 600 municípios paulistas, a vacinação ocorre de forma mais acelerada do que aqui. Enquanto a secretaria de Saúde ainda aplica doses no grupo entre 50 e 59 anos, algumas cidades vizinhas, como Bauru, já atendem novas faixas etárias.
Até aqui, Jaú aplicou 71% das vacinas recebidas. A partir da semana que vem, a expectativa é de que o ritmo seja um pouco maior, já que os postos de saúde passarão a atender por meio de agendamento – que deve ser feito pelo site da Prefeitura.
Em Bauru, o percentual de doses já utilizadas é bem maior: quase 82%. A cidade vizinha tem duas vezes e meia a população jauense, contudo, disponibiliza 18 locais de vacinação – enquanto Jaú permanece com apenas dois. De maneira informal, gestores da Prefeitura de Jaú alegam falta de pessoal para ampliar a campanha.
Desde a manhã deste sábado (19/06), a Cidade Sem Limites já reduziu a faixa etária atendida para 45 anos, já que a secretaria municipal de Saúde possui balanço preciso dos vacinados e sabe que mais de 90% das pessoas que têm 50 anos ou mais já foram atendidas.