A vacinação em massa contra a Covid-19, em Botucatu, já tem data para ocorrer: domingo, 16 de maio. A Prefeitura decidiu realizar um mutirão e aplicar aproximadamente 80 mil doses em apenas um dia, para que toda a população adulta seja imunizada. A iniciativa integra uma pesquisa, desenvolvida entre órgãos municipais, estaduais, nacionais e internacionais, com o objetivo de verificar detalhes sobre as novas variantes do coronavírus e o comportamento da vacina Oxford AstraZeneca diante delas.
De maneira geral, será necessária apresentação do título de eleitor, para evitar fraudes. Cerca de 1,5 mil voluntários da Justiça Eleitoral estarão empenhados, além de centenas de equipes de saúde. Serão disponibilizados 49 pontos de vacinação, com 303 sessões (que coincidem com os locais onde o cidadão votou na última eleição).
A cidade possui um total de 160 mil habitantes acima de 18 anos, mas a estimativa é de que 80 mil ainda não tenham sido vacinados, portanto, se enquadram nesse programa. É necessário comparecer aos locais de vacinação sem acompanhantes, para evitar aglomerações. A Prefeitura orienta que todas as pessoas realizem cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br. Quem não tiver o título em mãos, poderá receber a dose com a apresentação do comprovante de residência, em um desses pontos: quadra coberta do Sesi, quadra da escola em Rubião Júnior, Ginásio Paralímpico e ginásio do Jardim Iolanda.
O mutirão terá horários escalonados para vacinação, entre 8h e 18h, dependendo da faixa etária. Novos detalhes devem ser divulgados pela Prefeitura de Botucatu nos próximos dias.