Uma multa que supera os R$58 mil foi aplicada contra a agência do Banco Mercantil do Brasil, em Jaú, nesta terça-feira (08/06). Em uma fiscalização conjunta, a Prefeitura verificou irregularidades com relação ao decreto da pandemia, como aglomeração de pessoas; na outra ponta, a Fundação Procon (regional Bauru) fiscalizou a demora no atendimento.
Quando os fiscais chegaram, ainda no período da manhã, contabilizaram 78 pessoas na fila, sobretudo no lado de fora da agência, localizada na Rua Riachuelo, a poucos metros da Prefeitura. Como a mesma agência já havia sido autuada outras duas vezes por conta das aglomerações, a reincidência motivou o alto valor.
Demora para atendimento
Com base nas denúncias apresentadas por órgãos oficiais da Prefeitura, o Procon Jahu solicitou intervenção da Fundação Procon Regional Bauru, coordenado por Marcelo Henrique Bruschi, que é responsável por esse tipo de ação. Com base em uma legislação federal, que prevê espera máxima de 20 minutos em dias normais (30 minutos em dias de pagamento), a agência recebeu uma nova autuação, já que o tempo estava completamente extrapolado. O valor dessa multa ainda será calculado, com base no faturamento da instituição financeira. O que se sabe é que se trata de uma infração considera grave.