Os primeiros seis casos da variante Delta do coronavírus foram confirmados pela Prefeitura nesta terça-feira (31/08), mas o número total de infectados pode ser bem maior. Para identificar qual a cepa que acomete cada paciente, são necessários exames específicos, que são realizados em uma pequena parcela deles, ou seja, é impossível saber o índice exato.
Há duas semanas, pesquisadores da USP e Unesp já apontavam que a Delta poderia se tornar a predominante no estado de São Paulo, com explosão do número de casos até meados de setembro. O mesmo movimento já foi registrado, por exemplo, no estado do Rio de Janeiro. As estimativas apontam que essa variante é entre 60% e 200% mais transmissível que as anteriores.
Sintomas
Os sintomas apresentados por quem contrai a cepa Delta do coronavírus podem ser um pouco diferentes do que se conhecia até agora. A possibilidade de ocasionar tosse intensa ou perda do paladar e olfato é menor do que nas outras variantes, sendo que os sintomas mais comuns são dor de cabeça, coriza e dor de garganta.
Especialistas apontam a necessidade de completar o ciclo de imunização de toda a população, com as duas doses da vacina. Contudo, a Prefeitura de Jaú não anunciou nenhuma medida específica para essa nova situação.