A vacinação em massa contra a Covid-19 em Botucatu deve ser iniciada num prazo máximo de dez dias. A previsão é do secretário municipal de Saúde, André Spadaro, que diz haver uma recomendação do Ministério da Saúde para dar celeridade ao processo. A vacina chegará para um total de 106 mil habitantes, ou seja, todos os que têm mais de 18 anos.
A iniciativa foi divulgada em Brasília pelo ministro Marcelo Queiróz e pelo prefeito Mário Pardini. Trata-se de um projeto clínico, que vai estudar vários aspectos da pandemia na cidade, desde as variantes presentes até a ação da vacina Oxford AstraZeneca em cada um dos casos. Essa ação integra órgãos como o Governo Federal, Unesp, Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade de Oxford, Fiocruz e Fundação Gates.
A pesquisa combina testagem em massa, sequenciamento genético de todos os casos positivos de Covid-19 e vacinação de toda a população adulta. O estudo tem uma duração estimada em oito meses, mas a expectativa é de que o imunizante chegue à maior parte dos moradores no prazo de até um mês. Vale ressaltar que a segunda dose é aplicada após três meses e ainda é necessário aguardar algumas semanas até que o ciclo de vacinação esteja completo.