Uma confusão na rede básica de saúde de Itirapina trouxe preocupação para 46 pessoas – entre elas, 28 crianças e uma gestante: o grupo esperava a vacina contra a gripe (Influenza), mas recebeu doses da CoronaVac, que imuniza contra a Covid-19.
A campanha de imunização contra a gripe teve início na última segunda-feira e tem como público-alvo, neste primeiro momento, crianças (de seis meses a seis anos de idade), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Os idosos devem começar a ser vacinados apenas em maio.
O engano em Itirapina (87 km de Jaú) aconteceu depois que uma técnica de enfermagem enviou frascos da vacina contra a Covid para a escola José Cruz, onde está sendo realizada a vacinação contra a gripe. O erro foi percebido quando servidores da saúde faziam o controle de estoque da CoronaVac.
A preocupação ocorre porque não há estudos conclusivos sobre o efeito da vacina contra a Covid-19 em crianças e gestantes. Todas as pessoas envolvidas agora receberão acompanhamento médico; além disso, não poderão ser vacinadas contra a gripe pelas próximas duas semanas.