O volume de atendimentos prestados a pacientes com suspeita de Covid-19 em Jaú demonstra uma clara aceleração da pandemia na cidade. Principal porta de entrada para pessoas com sintomas da doença, o pronto-atendimento do São Judas tem recebido em torno de 180 pacientes ao dia. Na primeira quinzena de maio, por exemplo, esse número diário ficava entre 50 e 60.
Além disso, a Central de Monitoramento Covid-19, que fica na avenida João Ferraz Neto, também tem registrado movimento acima da média neste início de semana. A secretária municipal da Saúde, Ana Paula Rodrigues, divulgou um vídeo, no qual demonstra preocupação com a situação atual. “Pedimos que as pessoas coloquem a mão na consciência e não aglomerem”, reforçou durante a gravação.
Testagem em massa
Em nova parceria pela Prefeitura de Jaú, a testagem em massa da Covid-19 agora será realizada também na Faculdade Anhanguera. Há pelo menos dois meses, o município corre para utilizar o estoque de testes doados pelo Butantan e que têm validade até o mês que vem.
A população pode procurar a instituição de ensino, que fica na Avenida do Café, 250, na Vila Netinho. O atendimento será prestado por estudantes de biomedicina e enfermagem. Até 21 de maio, uma outra universidade estava auxiliando a Prefeitura nesse processo, a Unoeste, porém, as férias escolares acabaram interrompendo o trabalho.
O procedimento agora deve ser aplicado, principalmente, em pessoas assintomáticas e não é necessário ficar aguardando resultado, já que ele será informado dentro de 20 minutos, por meio de mensagem de celular (SMS). A testagem na Faculdade Anhanguera ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. É necessário fazer o agendamento pelo telefone (14) 2104 8227.