O ataque a agências bancárias no centro de Araçatuba, interior de São Paulo, causou pânico e custou a vida de três pessoas, atingidas por tiros – informações preliminares apontam que as vítimas são dois moradores e um criminoso. Além disso, bombas com sensores de aproximação foram espalhadas por várias ruas e uma delas explodiu quando um ciclista de 25 anos se aproximou: teve os pés amputados, além de outros ferimentos graves pelo corpo.
A ação aconteceu durante a madrugada desta segunda-feira (30/08) e está sendo investigada pela polícia. A quadrilha, composta por aproximadamente 15 a 20 pessoas, chegou em carros blindados, usou um drone para monitorar o policiamento e usou também pessoas que andavam pela cidade como escudos humanos. Alguns reféns ficaram presos ao capô dos veículos, para evitar que a PM disparasse.
O valor roubado não foi divulgado, mas a estimativa é de que gire R$10 milhões. Quando o dia amanheceu, três suspeitos haviam sido detidos e os carros usados pelo bando foram abandonados. Além disso, as autoridades orientaram os moradores a não saírem de casa, já que explosivos ainda estão em diversos pontos; foi a forma usada pelos criminosos, para que a Polícia Militar tivesse maior dificuldade de reação.