A exoneração do secretário municipal da Saúde em Jaú pegou a própria Prefeitura de surpresa na manhã desta terça-feira (16/03). O dentista Rodrigo Brandão assumiu a pasta no começo do ano, nomeado por Ivan Cassaro, e enfrentou o ápice da pandemia causada pelo coronavírus na cidade. Sem pronunciamento oficial, relatou extraoficialmente a decepção com a dificuldade política no gerenciamento de uma área tão essencial.
“Na iniciativa privada há dificuldades, porém você as supera, você consegue implementar mudanças. No serviço público eu me assustei com a dificuldade em mudar o sistema. É um sistema engessado, onde há muita dificuldade para alterar coisas pequenas”, declarou em rápida conversa por telefone.
Nos bastidores, especula-se também uma incompatibilidade de visão entre o agora ex-secretário e o prefeito Ivan Cassaro no que diz respeito às ações relativas à pandemia. “Me orgulho de ter feito um trabalho que considero bom. Reduzimos os casos da Covid e a vacinação está acontecendo sem problemas sérios”, enalteceu Brandão.
Segundo ele, a pressão havia aumentado nas últimas semanas e críticas em publicações teriam sido direcionadas até mesmo à família dele. A decisão de pedir exoneração foi comunicada aos servidores. Somente por volta do meio-dia os gestores municipais foram informados.
Neste momento, a Saúde passa a ser comandada pela secretária adjunta, Ana Paula Rodrigues. O nome do novo titular ainda não foi definido.