“Vocês podem não concordar comigo, mas essa é a minha opinião”. A frase marcou a trajetória de Vanthier Antônio Mantovanelli, que morreu aos 86 anos neste domingo (02/05). Por mais de seis décadas empunhando um microfone – a imensa maior parte na Rádio Jauense – se tornou um dos profissionais mais longevos do país. A vida do Capitão, como era conhecido, se confunde com a história do XV e da cidade.
De acordo com a família, recentemente o radialista estava bem, porém, debilitado fisicamente. Ao longo dos últimos anos, fez um tratamento oncológico agressivo e venceu a doença, mas a idade avançada também trouxe complicações. Enquanto suportou as viagens e a rotina de coberturas esportivas, acompanhou os jogos do Galo da Comarca in loco – dentro dos estádios.
No rádio, foi chamado por colegas e ouvintes de Valtier, o que nunca o incomodou. “Deu seus primeiros passos como comunicador no SABU, o Serviço de Alto-falantes Brasil Unido. ‘Eu ia para ajudar a colocar os discos, fazer anotação dos pedidos musicais, para deixar tudo em ordem’”, destaca o livro A História do Rádio em Jaú, escrito pelos jornalistas Guilherme Gomes, Jordana Bevenuto e Paulo Soares. O SABU foi um serviço que sobrevive na memória dos mais experientes: começou por volta de 1943 e funcionou até o final da década, na Rua Lourenço Prado, em frente à Praça Siqueira Campos. Os jovens e casais se reuniam no local e pagavam para ouvir as músicas que desejavam.
Ainda na infância, Vanthier, que era irmão do também radialista Valdo Fernando Mantovanelli, narrava partidas de jogo de botão disputadas pelos amigos, até que nos anos 50 chegou à Rádio Jauense, onde faria carreira como narrador, repórter e comentarista esportivo – além disso, chegou a apresentar programas de auditório, com a participação de calouros.
Vereador
A vida no rádio o tornou conhecido na região inteira e impulsionou também uma carreira política: Vanthier Mantovanelli foi vereador e presidente da Câmara Municipal duas vezes, 1966 e 1968. Em entrevista recente concedida à jornalista Val Sevalho, da TV Câmara, disse que foi incentivado pelo ex-prefeito Zezinho Magalhães a se candidatar ao cargo máximo do executivo, mas recusou o convite.
Em 2015, foi homenageado pela Prefeitura durante a abertura do Campeonato Amador de Jaú, cuja taça levou o nome do radialista. Na oportunidade, agradeceu pela homenagem em vida e recebeu uma placa no gramado do campo municipal ao lado do Kartódromo, que também foi batizado com seu nome.
** O DDJ se solidariza com a família, amigos e ouvintes. Vanthier foi o XV, foi Jaú, e ajudou a contar nossa história.