O número de pacientes internados com Covid-19 na Santa Casa de Jaú é o menor desde o dia 14 de janeiro, ou seja, há mais de três meses a ocupação hospitalar não era tão baixa. O último boletim médico, divulgado nesta segunda-feira (19/04), aponta para 66 pessoas em tratamento contra a doença.
Desse total, 25 estão na enfermaria e outros 41 na UTI, mas vale ressaltar que o hospital é referência regional para o atendimento Covid, portanto, pacientes de municípios vizinhos também estão entre os internados. A direção da Santa Casa não divulga o número exato de moradores locais.
A última vez em que o número de internados nas alas para coronavírus esteve em um patamar menor foi em 14 de janeiro, quando eram 51 pacientes no total. Um dia depois, saltou para 67 e partiu para uma escalada sem precedentes: em fevereiro, quase 150 pessoas estavam sendo atendidas simultaneamente e os médicos chegaram a assinar uma carta admitindo o colapso do hospital.
Apesar da sensível melhora no ritmo de contágio, é necessário ressaltar que a ocupação de leitos na Santa Casa ainda é bem superior ao que se via em dezembro. No dia 21 daquele mês, ainda antes das confraternizações e da chegada da variante brasileira do coronavírus à cidade, eram apenas 38 internados com Covid.
Amaral Carvalho
O Amaral Carvalho também possui uma ala para Covid-19, mas trata-se de um hospital oncológico, são poucas vagas disponíveis. Nesta segunda-feira (19/04), eram 12 pacientes na UTI e três na enfermaria. Com relação ao hospital de campanha mantido pela instituição, chamado de Centro de Combate à Covid-19, são 13 pessoas com tratamento clínico e outras oito com suporte ventilatório (semi-intensivo), porém, todas vieram transferidas da região por meio da Central de Regulação de Vagas do Estado, ou seja, não há jauenses internados nessa unidade.