O prefeito de Jaú, Ivan Cassaro, tem reunião agendada com representantes do Governo do Estado, em São Paulo, nesta quarta-feira (14/04). O objetivo do encontro é argumentar em favor da reabertura do comércio. Para o chefe do executivo, os números da cidade já possibilitariam a flexibilização.
Com base nos dados oficiais, que apontam redução do índice de contágio e da taxa de internação, Cassaro acredita que “a nossa cidade já pode estar em fase verde ou amarela”. A reunião, prevista para o final da manhã, deve ter participação do secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. A Prefeitura de Jaú também tem expectativa de contar com o vice-governador Rodrigo Garcia.
“A gente não pode pagar pelos municípios da região. Com isso, poderia abrir nossa cidade”, afirma o prefeito, em referência aos números ainda altos da pandemia em praticamente todo o território paulista. Nesta terça-feira, um grupo de comerciantes havia agendado um protesto em Jaú, mas a manifestação foi evitada depois que Ivan Cassaro confirmou a ida à capital.
Sincomércio
O Sindicato do Comércio Varejista de Jaú e Região se posiciona de maneira favorável à flexibilização, desde que os estabelecimentos tenham segurança jurídica para isso. No final da semana passada, a situação foi discutida em uma reunião entre lideranças políticas e diretores de hospitais. “Foi abordado o trabalho de conscientização da população sobre os protocolos de operação, com distanciamento social e práticas de higiene pessoal para que a reabertura seja previsível, permanente, gradual, consciente e sustentável”, diz comunicado publicado pelo Sincomércio.