Falecido no começo de maio após uma dura luta contra a Covid-19, Kiko Veniziani, que fez carreira como docente na Fatec – Jahu, agora será homenageado pela Prefeitura. O horto florestal passará a se chamar “Horto Municipal José Carlos Toledo Veniziani Júnior – Professor Dr. Kiko”. O decreto que define a medida foi assinado pelo prefeito Ivan Cassaro.
“A homenagem torna-se mais do que justa diante do trabalho em prol da educação e do bem estar da comunidade, somando-se a todas as declarações de alunos, amigos, funcionários e autoridades da educação que conviveram ou tiveram algum contato com ele”, justifica comunicado divulgado pela secretaria de Comunicação.
Kiko tinha 46 anos e concentrou a maior parte de sua atividade acadêmica na área da Geografia, na qual concluiu graduação, mestrado e doutorado. Destacou-se como professor do curso de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Fatec, sendo homenageado por muitos alunos após o falecimento.
Em março, Veniziani passou mais de duas semanas internado na Santa Casa com Covid, foi intubado e, infelizmente, não sobreviveu. O horto que agora tem seu nome está passando por um processo de reformulação, com o objetivo de tornar o município autossuficiente na produção de mudas para trabalhos de arborização. O processo é comandado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Amilcar Marcel de Souza, o Cecéu.