A técnica de enfermagem Mara Regina Santangelo, de 58 anos, é a primeira moradora de Jaú vacinada contra a Covid-19. Em evento simbólico na Secretaria Municipal de Saúde, foi iniciada a aplicação das doses da Coronavac. Apesar da presença do prefeito Ivan Cassaro e outras autoridades, destaca-se o fato de que a Prefeitura não comunicou oficialmente o ato.
O carregamento com 2960 doses da Coronavac chegou à cidade no final da noite de ontem, com escolta policial. A vacinação teve início logo nas primeiras horas desta quinta-feira (21/01). Esse primeiro lote será suficiente para vacinar aproximadamente 25% dos quase seis mil trabalhadores da saúde na cidade.
De acordo com Rodrigo Brandão, secretário municipal de saúde, hoje as aplicações ficarão restritas aos profissionais da própria Prefeitura que trabalham diretamente com a vacinação. Na sequência, pessoas que trabalham em abrigos de idosos. A partir de amanhã (22/01), as doses chegam aos hospitais (Santa Casa e Amaral Carvalho) para vacinar quem trabalha nas UTIs e ambulatórios.
Na cerimônia simbólica de hoje, foram vacinadas três técnicas de enfermagem: Mara Regina Santangelo, 58; Maria Teresa Coelho de Souza, 64; e Ana Camila Pereira Silva, 34. “Estou muito emocionada, porque agora me sinto aliviada para trabalhar com mais segurança”, afirmou a emocionada Maria Teresa.
De acordo com a Secretaria de Saúde, uma nova remessa deve chegar na semana que vem, para garantir a segunda dose aos que estão sendo vacinados agora. Para que a pessoa seja considerada imunizada, é necessário receber as duas doses em um intervalo de 14 a 28 dias.
Prefeitura obscura
Diferentemente do que aconteceu em outras cidades por todo o país, em Jaú a vacinação não foi comunicada oficialmente. A informação sobre o início da aplicação chegou de maneira extraoficial a poucos órgãos de imprensa. O Diário do Jahu repudia qualquer privilégio no trato da notícia – ainda mais quando se trata de uma informação essencialmente de interesse público, como essa.
Em Bauru, por exemplo, a Comunicação da Prefeitura mantém os jornalistas da cidade em um grupo de Whatsapp. Todas as informações oficiais são transmitidas por esse canal, de maneira igualitária. Aliás, todo o plano de vacinação da Prefeitura de Bauru já foi divulgado por lá, o que ainda não aconteceu em Jaú.