Em meio à pandemia causada pelo coronavírus, a Prefeitura de Jaú decidiu fechar a Unidade de Saúde da Família do Jardim São José. Nesta segunda-feira (21/12), móveis e equipamentos foram retirados do local. A partir de agora, os moradores terão que caminhar mais de um quilômetro, em uma rua de subida acentuada, para conseguir atendimento na unidade inaugurada em setembro no Jardim Bela Vista.
“São muitas pessoas idosas e cadeirantes que vão precisar subir e se locomover até o postinho. Dificulta muito pra essas pessoas”, reclama o líder comunitário Thiago Barbosa. A unidade funciona há anos no São José, em prédio alugado, mas o proprietário já foi informado pela Prefeitura sobre a devolução do imóvel.
Um cartaz que informa sobre o fechamento chegou a ser colocado na porta da unidade. Contudo, ninguém na Secretaria Municipal de Saúde transmite informações oficiais. O agendamento de consultas e procedimentos na USF do São José já não é realizado desde a semana passada.
Duas unidades fechadas
Este ano, a Prefeitura de Jaú já havia realizado uma manobra parecida. Quando inaugurou a nova unidade na região do São Crispim, denominada Vila Real, decidiu pelo fechamento do posto de saúde tradicionalmente instalado na Vila Maria.