A falha durante aplicação de uma vacina contra a Covid-19 em Jaú tem desdobramentos nesta segunda-feira (29/03). Os servidores envolvidos na vacinação se reuniram com a nova secretária da Saúde, Ana Paula Rodrigues, e receberam novas orientações. Além disso, a Prefeitura confirmou a abertura de uma sindicância para apurar o caso.
No sábado, durante drive-thru de vacinação no estacionamento do Ginásio Dr Flávio de Mello, a filha de uma mulher de 70 anos gravou o momento da aplicação. Fica evidente que o líquido não é injetado num primeiro momento, mas não é possível ter certeza se a própria técnica de enfermagem percebeu o erro e reaplicou a vacina, ou se foi alertada pela acompanhante da idosa.
Depois do problema, a PM foi acionada e todos os envolvidos prestaram depoimento na Central de Polícia Judiciária. A profissional envolvida na polêmica está há 11 anos na função e tem experiência em campanhas de vacinação. Ela disse que ficou nervosa com a gravação do trabalho e acabou se confundindo.
Além da investigação policial, uma apuração interna já está sendo realizada pela Prefeitura. “A secretária Ana Paula Rodrigues, que assumiu o comando da pasta em 23 de março, propõe reorganizar a dinâmica da campanha com o objetivo de evitar possíveis falhas”, esclarece comunicado divulgado hoje pela administração.