A recuperação da estrada que liga Jaú ao Distrito de Potunduva, a Vicinal José Maria Verdini, foi anunciada essa semana por vários agentes políticos. A “paternidade” da obra, necessária e já prometida outras vezes nos últimos anos, se tornou alvo de disputa. A Prefeitura de Jaú informa que o investimento do Governo do Estado será de R$8 milhões.
A via apresenta buracos, problemas no acostamento, deficiência de sinalização, dentre outros riscos. Com tráfego intenso, os acidentes graves – e até mesmo fatais – são frequentes. Por enquanto, não é cogitada ampliação da estrutura, com construção de ciclovias ou instalação de iluminação, por exemplo, mas apenas a recuperação, a partir do recapeamento total.
Fábio Souza, Zerbini e Garcia
No início da semana, o vereador Fábio Souza fez postagens na rede social, indicando que a conquista teria sido intermediada por ele. “Quero agradecer ao deputado (estadual) Marcos Zerbini e vice-governador Rodrigo Garcia; a população de Jaú e do Distrito de Potunduva agradecem o empenho”.
Em um vídeo gravado ao lado do vice-governardor, Zerbini ressalta a importância da obra e Rodrigo Garcia exalta a existência de um programa estadual de recuperação desse tipo de estrada. “São quase três mil quilômetros de recape, para que possamos deixar as estradas vicinais em perfeitas condições de uso”, afirmou o vice-governador.
Cassaro e Madalena
Um dia depois, a Prefeitura de Jaú emitiu um comunicado oficial, dizendo que a recuperação da Vicinal José Maria Verdini era, na verdade, fruto de uma solicitação do prefeito Ivan Cassaro feita ao deputado estadual Ricardo Madalena, presidente da Comissão de Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa.
“A previsão é de que a obra, de responsabilidade do Governo do Estado, tenha início já neste ano. O prazo estimado para conclusão é de seis meses. O investimento está orçado em R$8 milhões”, anunciou o executivo.
Reunião em São Paulo
Nesta quinta-feira (10/06), uma comitiva jauense foi até São Paulo, para reunião com o vice-governador Rodrigo Garcia. Em pauta, novamente o anúncio de recuperação da vicinal. Para representar o executivo, participaram o prefeito Ivan Cassaro e o secretário de Mobilidade Urbana, Márcio Almeida.
De acordo com a Prefeitura, o secretário foi informado em março sobre a necessidade de comunicar oficialmente o DER (Departamento de Estradas e Rodagem) a respeito do interesse em participar do plano de recuperação de vicinais. A partir disso, Cassar enviou ofício ao órgão e a cidade, portanto, foi cadastrada.