Um manifesto do Conselho Municipal de Cultura de Jaú ganhou apoio do cantor e compositor Nando Reis. Vários artistas locais participaram de um vídeo publicado nas redes sociais que pede maior atenção para essa área. A pasta está sem um secretário titular desde o final de julho, quando Ton Borges, envolvido em denúncias e polêmicas, pediu exoneração do cargo.
No começo de agosto, o secretário de Esportes, Sargento Oliveira, foi nomeado pelo prefeito Ivan Cassaro como interino na Cultura, acumulando as duas pastas. “Corre-se o risco de juntar as pastas. Com isso, também, a junção das verbas destinadas às secretarias, que desempenham papéis diferentes na sociedade”, diz comunicado do Conselho.
Uma petição online foi lançada pelo grupo, no intuito de conquistar apoio popular em defesa da classe artística. O link está ao final da matéria.

Nando Reis
Considerado um dos principais compositores brasileiros da atualidade, Nando Reis tem raízes em Jaú e se radicou no município desde o início da pandemia, vivendo na fazenda que pertenceu ao seu avô. Dessa maneira, tem se mostrado atuante em causas sociais e, sobretudo, no que diz respeito à Cultura.
O vídeo traz a palavra de escritores, músicos, humoristas, cartunistas e produtores culturais. O cantor Adriano Milani ressalta a importância dessa área para “aumento de conhecimento, capacidade de inovação e criatividade”. O produtor Wilson Moraes complementa: “sem contar que gera inúmeros empregos, nas mais variadas áreas. Possui um papel importantíssimo no desenvolvimento econômico da cidade”.
“Queremos uma cidade que valorize seus artistas, produtores e todos os que pertencem a essa cadeia produtiva”, ressalta o quadrinista Jozz. A poeta e professora Tamires Frasson também se manifesta: “a Cultura contribui para o bem-estar social”.
Ao final do vídeo, Nando Reis manda o recado e finaliza com trecho da música “Comida”, eternizada pelo grupo Titãs, do qual foi integrante. “Cultura não é uma coisa superficial. É fundamental. É essencial. A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte. A gente não quer só comida, a gente quer saída para qualquer parte. Defenda a Cultura”.
Procurada pela reportagem do DDJ, a Prefeitura de Jaú ainda não se manifestou.
PETIÇÃO ONLINE: https://www.peticao.online/nao_a_juncao_das_pastas?u=7569222