O novo e inusitado se destaca na praça da Paróquia Santo Antônio, em Jaú. A ação foi idealizada pelo padre Armando Valencise e vem atendendo fiéis ao longo da Semana Santa. Os atuais decretos referentes à pandemia não permitem celebrações com presença de público, mas atendimentos individuais podem ser realizados.
O objetivo, segundo o pároco, é “levar um pouco desse alívio e da presença da igreja na vida das pessoas”. Ele explica ainda que a ideia surgiu durante as últimas edições da Jornada Mundial da Juventude. “É tradicional que uma praça ou um parque da cidade seja adotado para ser transformado num centro de misericórdia, onde vários confessionários são colocados ao ar livre”.
A criatividade do padre jauense chamou a atenção da Diocese de São Carlos, que destacou a iniciativa em sua página oficial. O confessionário tem 1,60 m x 2,40 m e não há contato direto com as pessoas, para que tudo seja feito segurança. O atendimento é feito com agendamento on-line e cada fiel tem até dez minutos para se confessar.