O cantor e compositor Nando Reis será homenageado nesta terça-feira (19/07), na Câmara Municipal de Jaú, com o título de Cidadão Jauense. A honraria foi proposta pela vereadora Cléo Furquim ainda em 2019, mas não foi possível realizar a entrega antes, por causa da pandemia. Nascido na capital paulista, José Fernando Gomes dos Reis tem família paterna jauense. Confira abaixo, na íntegra, o resumo apresentado pelo Legislativo:
“José Fernando Gomes dos Reis, mais conhecido como Nando Reis, nasceu no dia 12 de janeiro de 1963 na cidade de São Paulo. Filho de Cecília Leonel e José Carlos Galvão Gomes dos Reis.
A relação de Nando com Jahu tem raízes em sua ascendência paterna. Seu pai é jauense assim como seu avós José Cassiano Gomes dos Reis e Maria José Galvão de Barros França. O vovô Zezé, como Nando gosta de chamá-lo, era fazendeiro e agrônomo. Batizou as suas terras em Jahu com o nome de ‘Fazenda Frei Galvão’, em homenagem ao conhecido Santo. Aliás, uma curiosidade é que o Frei Galvão é ancestral de Nando. Desde pequeno, Nando sempre frequentou a propriedade do avô, principalmente, durante as férias escolares. Aproveitava o clima da fazenda para se divertir e curtir o contato mais próximo com a natureza.
Por influência dos pais, Nando começou a ouvir música desde cedo. A mãe tocava violão e era uma entusiasta da Bossa Nova. Os discos de Jorge Ben eram um “xodó” do pai. Ganhou o primeiro instrumento aos 7 anos e imediatamente se apaixonou pela música. Aos 12 anos começou a ter aula de violão e como sempre adorou escrever, passou a compor poemas. Subiu aos palcos pela primeira vez com 16 anos em um pequeno festival de música, que se inscreveu para participar com os amigos.
Os tempos de escola no Colégio Equipe, em São Paulo, trazem boas lembranças. Inclusive foi lá onde se formou o núcleo da banda ‘Os Titãs’. Aos 19 anos, o Nando assumiu o baixo e também se tornou um dos cantores e compositores dos Titãs.
A partir dos anos 90, Nando começa a estabelecer novas parcerias no mundo da música: Marisa Monte, Cássia Eller, Samuel Rosa, Frejat. E em 1995, decide lançar o seu primeiro disco solo.
Em 2002, o artista decide deixar os Titãs e segue em carreira solo. De lá pra cá foram muitos álbuns e produções de sucesso. O Nando nunca para de se reinventar e está sempre envolvido em diversos projetos musicais.
A arte e a música são, realmente, contagiantes e ao que parece hereditárias. Nando tem 5 filhos: Theodoro, Sophia, Sebastião, Zoé e Ismael.
Hoje, Nando Reis é considerado um dos principais compositores brasileiros e acumula álbuns e prêmios pela sua dedicação em mais de 40 anos de carreira artística.
Com uma rotina bastante ‘corrida’ por conta das gravações e shows, sempre que possível, Nando procura desacelerar o ritmo frenético da vida de artista. E o seu refúgio é a fazenda em Jahu.
Após o falecimento de seu pai, Nando ficou com parte das terras da fazenda e tem se empenhado para restaurar o local e investir em um projeto de recuperação de mata ciliar, criando abelhas sem ferrão e produzindo através do sistema de agrofloresta. Ele formou uma rede de pessoas interessadas na preservação ambiental e na manutenção dos biomas ao redor de Jahu, uma bandeira indispensável na sua figuração como artista e pessoa.
A Fazenda Frei Galvão tornou-se um santuário. Um ambiente repleto de memórias afetivas do seu passado e que faz parte da construção de sua identidade. Uma fonte de inspiração e renovação das energias. Ou seja, Jahu é onde Nando se sente em casa”.