A segunda-feira (02/08) começou com indignação entre os representantes do projeto Informatibola, em Jaú: a sede da entidade foi furtava novamente nesta madrugada. Essa foi a segunda invasão no imóvel em apenas 48 horas, já que a última foi descoberta na manhã de sábado. Além do arrombamento de portas, os criminosos danificaram tomadas e levaram o que havia sobrado dos fios elétricos.
De acordo com o responsável pelo projeto, o ex-vereador Ronaldo Formigão, já foi solicitado apoio à Prefeitura e ao policiamento, para tentar evitar os furtos, que se tornaram frequentes desde o início do ano. Em menos de duas semanas, foram quatro ações desse tipo. Em outras ocasiões, até mesmo alimentos que seriam utilizados em eventos beneficentes acabaram furtados.
Quando não arrombam as portas, os ladrões entram pelo telhado, o que também acarreta prejuízos. O Informatibola dá atendimento nas áreas de informática e futebol, para crianças e adolescentes, sobretudo na região do Jardim Pedro Ometto. Em junho, foram furtados os fios da Avenida José Maria de Almeida Prado, em frente ao Centro Comunitário (onde o projeto funciona), e da Praça central do bairro. Com a escuridão, a situação ficou mais convidativa aos bandidos.
Desde o início do governo do ex-prefeito Rafael Agostini, o Informatibola vive de doações e da realização de eventos para arrecadar fundos, já que não há convênio com o poder público. Além disso, a Prefeitura deixou de disponibilizar vigilantes municipais para cuidar daquela área. Essas melhorias estão sendo reivindicadas por quem trabalha voluntariamente junto ao projeto.