Um grupo de seis voluntários passou horas recolhendo o lixo que estava espalhado às margens do Rio Jaú, mas não contava com a ação de vândalos. A limpeza foi realizada no sábado (05/06) pela manhã, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, contudo, durante a noite os integrantes da Jahu Mais Limpa foram informados de que a sujeira já havia sido novamente espalhada pela avenida Rodolfo Magnani, nas proximidades do Colégio Objetivo.
“A gente veio e recolheu novamente os resíduos. Agora em três pessoas, enchemos de novo os sacos. Espero que agora ninguém passe e faça isso. Acho que foi uma maldade que fizeram. Isso desanimou a gente; ficamos revoltados”, declarou André Fernando Cazeiro, um dos líderes do grupo.
O material foi recolhido pela segunda vez e separado em sacos de lixo. Em postagem nas redes sociais, a Jahu Mais Limpa declarou desânimo diante das dificuldades em levar adiante um projeto de educação ambiental. “Minha vontade é parar, são quase três anos de trabalho, que parece não dar nenhum resultado. A gente não consegue atingir as pessoas que precisam mudar o comportamento. Essas pessoas não se importam com nada, apenas com o mundinho individual delas. A ignorância venceu”, finaliza.
O grupo se dedica a fazer a limpeza de áreas públicas, principalmente aos finais de semana e feriados. Várias ações já foram realizadas na região do Lago do Silvério e, mais recentemente, se voltaram ao Rio Jaú, nas proximidades da Avenida Dr Quinzinho.