Entre orações, negações, medo e esperança, uma pergunta predomina entre os jauenses: por que a Covid-19 mata tanto por aqui? A letalidade da doença atinge níveis mais altos do que em municípios vizinhos na comparação entre casos e mortes. Hoje (08/02) atingimos o número de 207 moradores de Jaú que morreram depois de contraírem o coronavírus. O último boletim epidemiológico foi divulgado pela Prefeitura nesta noite.
A aceleração da pandemia preocupa autoridades, que vêm buscando respostas até mesmo em exames de pacientes. A superlotação da Santa Casa desde o começo do ano também aparece como possível explicação. Mesmo assim, a situação é assustadora, com 111 mortes em Jaú apenas em 2021 – em pouco mais de um mês. No ano passado, entre março e dezembro, foram 96.
De acordo com os números oficiais, nove pacientes morreram nas últimas 24 horas, totalizando 207 desde o início da pandemia. Os casos confirmados de Covid já somam 6931. Num rápido comparativo, Botucatu – quase do mesmo tamanho que Jaú – contabiliza 6815 casos, com 87 óbitos: letalidade de 1,2%; por aqui, esse índice mais do que dobra e vai a praticamente 3%.