O IBGE divulgou nesta sexta-feira (27/08) a estimativa populacional dos 5.570 municípios brasileiros. Em Jaú, o crescimento foi de 1.582 habitantes desde o ano passado, com um total de 153.463 mil. Como o Instituto não realiza um novo censo desde 2010, os números são obtidos com base em projeções, que podem não refletir perfeitamente a realidade, já que temos um cenário de pandemia.
O município de São Paulo continua sendo o mais populoso do Brasil, com 12,4 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,8 milhões), Brasília (3,1 milhões) e Salvador (2,9 milhões). Os 17 municípios do país com população superior a um milhão de habitantes concentram 21,9% da população brasileira, ou 46,7 milhões de pessoas.
Estimativas da população não incorporam efeitos da pandemia
Essas estimativas populacionais não incorporam os efeitos da pandemia. De acordo com o gerente de Estimativas e Projeções de População do IBGE, Márcio Mitsuo Minamiguchi, dados preliminares do Registro Civil e do Ministério da Saúde apontam para um excesso de mortes, principalmente entre idosos, e uma diminuição dos nascimentos. É possível que também tenham ocorrido alterações nos fluxos migratórios. As implicações disso no tamanho da população, contudo, serão verificadas a partir do próximo Censo Demográfico.
***Com informações da Agência IBGE Notícias