A retomada das aulas presenciais em Jaú foi marcada por um problema grave: a falta de hortaliças para a merenda. Além disso, uma fiscalização realizada por vereadores levantou dificuldades no transporte escolar e falta de condições de trabalho para os professores. Nesse primeiro dia, poucos alunos compareceram.
Na escola municipal instalada no Residencial Frei Galvão eram esperados até 30 estudantes, mas apenas seis assistiram às aulas presencialmente. Os vereadores Luizinho Andretto e Matheus Turini estiveram na unidade e relataram que os educadores precisaram utilizar equipamentos próprios para transmitir o conteúdo aos alunos que ficaram em casa.
“O preocupante é na parte da merenda, que não havia hortaliças e frutas”, relata Andretto. De acordo com ele, os produtos foram enviados às escolas na semana passada, mas acabaram recolhidos posteriormente pelo setor responsável. A mesma situação se repetiu na escola Dr Pádua Salles, que fica na rua Edgard Ferraz, ao lado da Prefeitura. Nessa unidade, a baixa adesão ao presencial também se confirmou, com menos de 5% do público esperado. De acordo com os vereadores, houve dificuldades ainda com o transporte escolar.
A secretaria municipal de Educação comunicou que “supervisores da área visitaram todas as escolas para conferir se a preparação para o retorno das aulas estava sendo cumprida à risca, dentro dos protocolos de saúde e prevenção à Covid-19”. Sobre os problemas apontados, a pasta responsável ainda não respondeu – o texto será atualizado assim que houver um posicionamento.