Em meio ao colapso na Santa Casa e aprofundamento das consequências da pandemia na cidade, a Prefeitura de Jaú procura um local para instalação do hospital de campanha para pacientes com Covid-10. Por questões logísticas, o Aero – que havia sido cogitado como uma possibilidade – agora foi descartado.
A Policlínica do Jardim Pedro Ometto desponta como favorita a receber os novos leitos. O prefeito Ivan Cassaro visitou o local hoje (27/01), acompanhando pelo vice Tuco Bauab, para analisar as condições do prédio. Outro local vistoriado foi a Policlínica do Residencial Bernardi – que foi construída com objetivo inicial de abrigar uma UPA. Porém, em termos documentais, a finalidade do imóvel registrada no Ministério da Saúde pode se tornar um entrave.
Caso a Policlínica do Pedro Ometto seja mesmo o local escolhido pela gestão, haverá a necessidade de realocar os serviços que normalmente já são prestados pela unidade. Neste ponto, surgem duas possibilidades: transferir atendimentos para o PAS do Jorge Atalla ou dividir a Policlínica em dois setores, com isolamento para os pacientes de Covid.
Custeio
De acordo com o vice-prefeito, o projeto já está em elaboração, uma vez que há a necessidade de disponibilizar equipamentos, como respiradores, o mais rapidamente possível. Já o custeio diário do hospital de campanha deve ser feito pelo governo do estado. “O Marcos Vinholi (Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional) disse que paga a diária dos leitos, no valor de R$2,2 mil”, esclareceu Tuco Bauab