Em decreto publicado na tarde desta segunda-feira (22/02), a Prefeitura de Jaú reduziu as restrições ao funcionamento de estabelecimentos comerciais. As vendas no sistema drive-thru agora estão novamente autorizadas, além de vendas presenciais nas lojas de materiais para construção.
Antes proibidos aos domingos, os supermercados agora podem funcionar todos os dias da semana, das 6h às 20h. Contudo, devem manter no interior do estabelecimento um máximo de cinco pessoas para cada 100 metros quadrados e reservar ao menos uma hora de atendimento exclusivo aos idosos e demais integrantes dos grupos de risco.
Assim como os supermercados, as padarias podem atender durante toda a semana. Além disso, em ambos fica proibido o consumo no local. Em toda a cidade, também se mantém um controle sobre a venda de bebidas alcoólicas, que agora está liberada aos domingos, mas sempre até às 18h.
Os bares, lanchonetes, restaurantes e lojas de conveniência, que estavam atendendo apenas com delivery (entregas), agora podem retomar o drive-thru entre 9h e 22h. Nesse sistema, o cliente compra pelo telefone ou internet e passa para retirar o produto na porta do estabelecimento.
Outra medida de impacto é a retomada do atendimento presencial, de segunda a sábado, nas lojas de material para construção. Já o transporte coletivo se mantém em funcionamento, mas apenas com passageiros sentados e um máximo de 25 ocupantes.
A flexibilização foi celebrada pelo Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Jaú e Região). “Não podemos continuar pagando essa conta sozinhos. Precisamos reavaliar a metodologia obrigatoriamente aplicada para reabrir as empresas e manter os empregos, visto que já está comprovado que não é o comércio que propaga o vírus. Precisamos da colaboração de toda a sociedade. Por isso, faça sua parte. Só saia de casa se necessário, use máscara e álcool gel”, diz comunicado divulgado hoje pelo Sincomércio.